data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Especial)/Mariana Fehn Giuliani, 11 anos, ficou bastante empolgada com as opções que viu nas lojas, na tarde de ontem
A retomada do movimento do comércio acontece a passos lentos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio Grande do Sul o setor foi o segundo que mais cresceu no levantamento de julho deste ano. O resultado foi de 1,9%, ficando atrás apenas do setor de serviços, que registrou 3,4% de melhora. Apesar do crescimento tímido, o comércio aposta no Dia da Criança para aumentar as vendas.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio, o volume de vendas deve crescer 3,4% neste ano, em comparação a 2020.
- Os fatores que devem influenciar esse crescimento são o avanço da vacinação, que traz um clima de segurança e encoraja as pessoas à circular na cidade e retomar o consumo, a recuperação do mercado de trabalho, com saldos positivos na relação entre os empregos gerados e as demissões nos últimos meses, e a estabilidade nos preços dos itens mais vendidos nessa data, como brinquedos, chocolates, calçados e artigos infantis do vestuário - afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Márcio Rabelo.
27ª Feicoop começa no domingo, sem público
Os lojistas confirmam o aumento no movimento de consumidores.
Logo mais teremos o Dia da Criança, e também tivemos o retorno para as escolas, e com isso a retomada de festas de aniversário. A procura está sendo bem boa para nós - diz a gerente de loja de roupas infantis, Marizete de Fátima Guasso.
Para lidar com as incertezas do momento, seja pela crise sanitária ou pela inconstância do dólar norte-americano, lojistas de Santa Maria estão buscando estratégias para atrair mais público. É o caso da loja de jogos e artigos do mundo dos games de Rodrigo Schramm. O empresário conta que uma novidade no período da pandemia foi a venda de aparelhos seminovos, e está também será uma aposta para o Dia da Criança:
- É uma oportunidade para quem quer fazer um investimento um pouco menor. São produtos com garantia e revisados, mas é uma porta de entrada para o pessoal que não quer gastar tanto.
Santiago terá novo aeroporto em 2022
Acompanhada da mãe, a pequena Mariana Fehn Giuliani, 11 anos, ficou bastante empolgada com as opções que viu nas lojas, na tarde de ontem.
- Ainda não decidi o que quero, são várias opções. Mas eu gostei das brincadeiras de "comidinha", gosto muito de brincar que estou cozinhando - contou Mariana, que já escolheu até o presente de Natal: a casinha da Barbie.
Três novas lojas devem abrir 14 vagas de emprego no Shopping Praça Nova
EXPECTATIVA
De acordo com as expectativas para o Dia da Criança, não serão apenas os pequenos que ficarão contentes com a data, comemorada em 12 de outubro: tudo indica que lojistas também terão motivos para comemorar.
- Já fizemos algumas contratações extras, recebemos bastante produtos também. Já estamos nos preparando e acreditamos que teremos boas vendas - afirma a gerente de loja de brinquedos, Simone Pires Pozzobon.